sábado, 28 de junho de 2014

Vespa Ayrton Senna em Leilão


Em parceria com o Instituto Italiano di Cultura, mais uma ação especial celebra os 20 anos do legado de Ayrton Senna. 

Uma Vespa PX 200 –1986 customizada por Alan Mosca e uma réplica do capacete oficial do tricampeão mundial de Fórmula 1 com as cores do piloto estão circulando por São Paulo e entrarão em leilão pela www.satoleiloes.com.br - de 27 de junho a 1.ºde agosto.

O valor será revertido para o Instituto Ayrton Senna.

Vídeo da Semana: Restauração da Lambretta Li 1963 Serie Brasil






quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vespa: que raios é esse buraco no meu guidon???

Boa noite amigos,

A pouco estava no Facebook, respondendo uma dúvida de sobre um suspeito orifício encontrado no guidom das vespas nacionais de 1958 até 1962.

Conforme a foto, o mesmo se encontra entre o velocímetro e o farol das Vespas:


Após alguma pesquisa, finalmente descobri o que vai no tal buraco: uma simples lente que funciona como luz espiã, iluminada pela claridade do farol e por uma pequena lampada torpedinho junto ao velocímetro:



Mistério resolvido!?!?!

Se achar que não e souber mais alguma coisa, me avise!

Abraços e uma ótima noite!

Vencida pelo Tempo: Lambretta Esquecida

Esquecida mas com potencial ainda!


segunda-feira, 23 de junho de 2014

Vencidas pelo Tempo: Lambretta LI

Esquecida ou esperando? Tomara que seja a segunda opção...


VENDIDA LAMBRETTA LD 150 1958



Preço: R$5.000


Lambretta LD ano 1958 (comprovado pelo número do chassi) sem documentos.

Desde o início da década de 70 sem rastro de registro no sistema DETRAN. Possível fazer documentação via processo próprio com despachante ou advogado.

No estado em que se encontra.
Verifique bem as fotos.
Para restauração ou retirada de peças.
E-mail de contato: Jean Fabrício - jeanfabriciovw@hotmail.com








domingo, 22 de junho de 2014

Restauração de uma Vespa M4 1963

Navegando pela internet a procura de informações sobre as Vespas nacionais, acabei me deparando com esse belíssimo trabalho realizado pelo Marcos Ricardo de Maua - SP.




terça-feira, 17 de junho de 2014

Vespa: Recuperando a Caixa Seletora de Marchas


  Prezados amigos,

Tendo em vista a escassez de mão de obra para manutenção das Vespas, procurado sempre alguns tutoriais para ajudar os apaixonados a manterem suas motonetas em forma.

Segue a tradução de um tutorial de como dar um "trato" no seletor de marchas da sua Vespa modelo Super e PX200.


  • Martelo
  • Chave de fenda pequena
  • Chave de fenda micro
  • pick
  • punção
  • alicate
  • alicate de pressão
  • escova de aço

Obs: não consegui traduzir o nome de todas
as ferramentas mas a imagem já ajuda! 

Se alguém souber me avise.

  • Primeiro inspecione a caixa seletora para
    detectar algum dano visível

  • Comece removendo o pequeno parafuso
    pivô com cuidado pois pode ser complicado 
  • esta é uma peça de desgaste elevado e
    deve ser substituída

  • este truque às vezes é necessário: faça uma alavanca com a chave de fenda pequena e o alicate de pressão

  • uma vez que o solte, você pode terminar de removê-lo com a mão

  • você pode ter que usar o alicate para tirar o pino e a mola para fora

  • uma vez que você tirá-lo, o selector de marchas pode ser removido.

  • inspecione o rolo
  • substituí-lo se estiver desgastado ou com algum ruído

  • Em seguida use a punção para remover o pino que prende o braço para a parte superior da caixa de seletor 
  • o pino é cônico que só sairá de uma maneira (com o braço empurrado em todo o caminho, como se fosse em 1 ª marcha).

  • Depois de começar com isso gire o braço para o outro lado (como se fosse em 4ª marcha) e puxe o pino para fora com o alicate

  • com o pino fora, as duas peças podem ser separadas e você pode deslizar a mesa para fora

  • isto é o que você deve ter

  • inspecione os dentes para identificar qualquer desgaste 
  • esta pode ser uma das causas da marcha escorregar para fora da engrenagem, se os dentes estão desgastados.

  • remova os ajustadores de cabo

  • aqui estão todas as partes do seletor desmontado
  • limpe bem todas as partes ue você pretende reutilizar

  • use a escova de aço para limpar a superfície onde vai a junta para evitar vazamentos de óleo

  • engraxe o eixo

  • insira o eixo na caixa

  • insira até a meta e após coloque o braço seletor novamente

  • verifique se eles estão alinhados e empurre o resto do eixo

  • alinhar os furos e insira o pino 
  • lembre-se de modo a colocar sua extremidade cônica menor primeiro

  • termine o trabalho com o martelo

  • Agora deslize o selector de marchas e alinhe os orifícios 
  • recoloque o parafuso pivô

  • aperte-a com a chave de fenda bem firmemente

  • finamente insira a mola e já estamos acabando!

  • existe uma reentrância que aceita a mola do corpo do selector

  • Recoloque os ajustadores dos cabos e pronto!

  • Instale de volta no motor, utilizando uma nova junta para evitar vazamentos.

Fonte: http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips/Selector-Box-Rebuild