domingo, 19 de agosto de 2012

Faça você mesmo: Reparando o Carburador da Vespa

Um grande problema para quem possui um veículo antigo é achar mão de obra para manutenções diversas. De mecânicos a eletricistas, passando por funileiros e pintores, a grande maioria "torce o nariz" quando chegamos em seus estabelecimentos com nossas jóias sobre rodas (qualquer semelhança com um certo programa de televisão é mera coincidência hehehe).

Para nós apaixonados por coisas velhas com ferrugem, parafraseando a minha esposa, chega um ponto onde vale a pena começar a estudar um pouco sobre os nossos veículos e colocar a mão na massa.

Segue então um dos primeiros artigos da séria FVM para ajudar aos incautos que, como eu, gostam de não só ter suas máquinas em plena forma como também a realização pessoa da famosa frase:- Fui em quem fiz!

O artigo foi extraído do site Scooter Mercato e retrata o carburador Dellorto das Vespas PX e Motores Large Frame (Vespa Super):

Passo a passo:


  • Carburador fora do motor...

  • Remova o parafuso que prende a tampa do filtro de combustível

  • Este não, mas ele deve ter uma máquina de lavar de fibra e metal

  • Remover a tampa

  • Remova a junta

  • Puxe o filtro de combustível

  • Retire o parafuso longo

  • Ele deve ter uma arruela ondulada

  • Retire o parafuso curto

  • Ele também deve ter uma arruela ondulada

  • Puxe o conjunto da bóia

  • Retire o pino de articulação flutuante

  • Retire a bóia e a agulha

  • Inspecionar a ponta de borracha da agulha (se estiver ruim/corroída você deve substituí-la)

  • Inspecionar o bóia verificando existência de rachaduras
  • Se ela tem líquido dentro deve ser substituída

  • Remova a junta de montagem do flutuador

  • Retire o Parafuso Banjo

  • Remova a arruela de fibra a partir do corpo

  • Remova a arruela de fibra do Parafuso Banjo

  • Retire o injetor iniciado

  • Retire o injetor ocioso

  • Retire o injetor principal

  • Limpe o injetor principal usando uma ferramenta de escolha

  • Puxe a Air Jet e Jet Atomizador separando-os

  • Remova o parafuso que prende a Choke em

  • Retire o Choke

  • Retire a Junta de estouro

  • Remova o parafuso de mistura

  • Retire os parafusos que prendem o conjunto de diapositivos

  • Remover o Slide

  • Limpar o carburador por imersão durante a noite em um descarbonizante com oCar 80 (nunca mergulhar borracha qualquer coisa de plástico que será arruinado)
  • Limpar todas os orifícios com ar comprimido
  • Adquira um novo Kit de reparo
  • Colocá-lo novamente

  • Instale a borracha na tampa deslizante

  • Instale o tirante

  • Instale o slide

  • Instale o Primavera

  • Instale o conjunto de slides

  • Aperte os parafusos

  • Instale o Choke

  • Aperte o parafuso

  • Substituir a junta de transbordamento

  • Instale o parafuso de mistura (eu sempre estragar tudo apertado, então retirarem 1 1/2 voltas ou 3 voltas e meia)

  • Reinstalar o injetor principal

  • Reinstalar o injetor Ocioso

  • Instale o injetor Inicial

  • Instale a junta nova t

  • Instale a nova agulha para a bóia

  • Insira o Agulha e flutuador para o conjunto de bóia

  • Instale o Pin

  • Instalar o a tampa da bóia no corpo do carburador

  • O Parafuso Longo vai no lado frontal (frente sendo frente da moto)

  • O parafuso curto vai na parte de trás

  • Instale o filtro de combustível

  • Instale a nova junta (o kit vem com uma borracha e um papel eu prefiro o papel)

  • Instale a arruela de papel

  • Instale a arruela de metal

  • Instale o parafuso

  • Nota: este passo vai realmente acontecer quando você instalar o motor no moto, mas eu lhe mostrar como fazê-lo de qualquer maneira
  • Instale a arruela de fibra Grande

  • Instale o menor para o Parafuso Banjo

  • Coloque o parafuso na Banjo

  • Aperte o parafuso (não muito apertado que você não quer tira-lo)

  • Agora é só instalá-lo no motor

Fonte: http://www.scootermercato.com/Garage/Tech-Tips/Carb-Rebuild_2

21 comentários:

  1. Bom dia. Fiz tudo isso, e não sei porque o meu carburador não está realimentando de gasolina a cuba do carburador onde vai a boia. É como se ele não puxasse gasolina do tanque. Entre o tanque e o carburador (Banjo) só tem um filtro de gasolina que instalei na mangueira. o que pode ser? Segue email: irdisley@gmail.com

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    1. Conforme respondi por email, o filtro nas vespas fica na torneira. O uso de um segundo filtro na mangueira atrapalha e pode até interromper o fluxo da gasolina! Abraços

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    2. Fiz isso também coloquei um filtro e uma mangueira nova, ocorreu de não alimentar o carburador, além de tirar o filtro foi necessário reduzir ao máximo o tamanho da mangueira pois ela O estar longa dificultava i escoamento do combustível , perdia gravidade , é que o carburador estar quase nivelado com o tanque, abraço.

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    3. Fiz isso também coloquei um filtro e uma mangueira nova, ocorreu de não alimentar o carburador, além de tirar o filtro foi necessário reduzir ao máximo o tamanho da mangueira pois ela O estar longa dificultava i escoamento do combustível , perdia gravidade , é que o carburador estar quase nivelado com o tanque, abraço.

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    4. Miudo Rodrigues, qual tamanho você deixou a mangueira de gasolina?

      Grato
      Enock

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  2. Estou restaurando uma px200 rerirada do ferro velho. Limpei todo o carburador como mostrado. Ela funcionou. (Motor tb foi inspecionado, pois sei la qts anos tava no ferro velho). Mas so que se acelerar sem puxar o afogador ela morre. Com o afogador puxado ela acelera. A lenta ta perfeita. Parafuso da mistura com 2 1/2 voltas. O que pode ser? Se puderem, me ajudem. Leonardo.landim@yahoo.com.br

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    1. oi Leonardo, verifique se as juntas estão ok pode ser falsa entrada de ar tornando a mistura pobre e fazendo o motor morrer ok! Se o problema continuar poste aqui ou pode me mandar por email fuscazul72@gmail.com

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  3. bom dia!Estou restaurando uma Lambretta li 150cc, e comprei um carburador novo (tipo pistonete) tambem estou tendo problema na alimentação da cuba, nela só possui o filtro que vai na torneira do tanque, e um filtro dentro do carburador ( em cima da cuba) o que devo fazer?

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    1. Ela esta afogando? Pode ser a bóia mas não é normal jorrar gasolina para fora não...

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  4. primeiro veja se a vazão do tanque esta boa, há casos em que a torneira esta com alguma sujeira.

    depois veja regulagem da boia, pois pode ser esse o problema.

    e se ainda der falta em alta, veja gicle e regulagem do ar, as vezes vc pensa que é a cuba mas pode ser gicle incorreto ou regulagem do ar deixando a mistura insuficiente para alimentar o motor em alta.

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  5. Bom dia . Tenho um Px 200 a mais de 16 e sempre limpo o filtro de ar do carburador e hoje decidi ligar a vespa sem o filtro de ar. Ela fica espirrando gasolina com um spray para fora do carburador. Isso é normal. Abracos

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    1. Olá Xará! Obrigado por comentar!

      Primeiro veja se a vazão do tanque esta boa, há casos em que a torneira esta com alguma sujeira.

      depois veja regulagem da boia, pois pode ser esse o problema.

      e se ainda der falta em alta, veja gicle e regulagem do ar, as vezes vc pensa que é a cuba mas pode ser gicle incorreto ou regulagem do ar deixando a mistura insuficiente para alimentar o motor em alta.

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  6. Bom dia . Tenho um Px 200 a mais de 16 e sempre limpo o filtro de ar do carburador e hoje decidi ligar a vespa sem o filtro de ar. Ela fica espirrando gasolina com um spray para fora do carburador. Isso é normal. Abracos

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  7. precisa de cola caso va trocar as juntas todas ?

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    1. onde tem junta não se coloca cola, para isso tem a junta ;)

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  8. Bom dia Senhores. Meu nome é Enock, se notarem questionei lá atras o porque minha Vespa não puxa a gasolina pra cuba do carburador. Já diminui a mangueira, tirei um filtro que tinha colocado após a torneira de gasolina, troquei o carburador por um novo, troquei a torneira de gasolina, troquei a bóia do tanque...e o problema continua. Minha Vespa funciona e depois morre por falta de gasolina na cuba do carburador. Queria entender como a gasolina realimenta a cuba do carburador. Reformei a minha Vespa PX200 do zero, e ela está de enfeite na minha sala porque não consigo resolver esse problema. Sei que sou teimoso, não quero levá-la em um mecânico para resolver o problema, quero entender porque isso acontece. A minha Vespa está parada só por isso. Se alguém puder me ajudar. Segue meu e-Mail: irdisley@gmail.com. Abraços

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  9. Oi Enock. Na vespa a gasolina entra no carburador por gravidade, não existe bomba no sistema. Após o start do motor, o próprio vácuo que o funcionamento gera ajuda na sucção da gasolina. No seu caso a falha não seria por entrada falsa de ar deixando a mistura muito pobre? E o estado da boia como esta? Pq a menos que tenha alguma obstrução, não deveria faltar gasolina na cuba.

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  10. Bom dia, quais as medidas dos giclês dá vespa px 200, sem mais agradeço antecipadamente

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  11. ola amigo eu tenho uma vespa px200 mas não consigo regular a marcha dela eu desmontei e montei o carburador limpei e comprei juntas novas mas não adianta quando eu finalmente consigo fazer ela funcionar depôs de muito tentar ela acelera sozinha e morre ou morre logo em seguida o mas pros imo de algo estável que eu ja tive com ela foi com ela meio acelerada e mesmo assim ela morreu depôs, eu nao sei se pe o parafuso de ar que eu peguei com a ponta torta desentortei e lixei pra n ficar desigual ou o carburador, eu realmente não sei onde eu vejo mas ja limpei o carburador troquei juntas dele por novas ja fiz de tudo e não adiantou de nada ela apenas liga mas (fácil) agora mas nada mas parece ter vida própria

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  12. Unknown verifique o reparo da torneira do tanque se esta com obstrução ou se esta montado corretamente.É um borracha com três furos e deve estar na posição correta.Entre neste link do YouTube que mostra a montagem da torneira passo a passo e a posição da borracha na montagem.
    https://www.youtube.com/watch?v=jFimncn4D-M&t=785s

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